Like travel?

Faculdade na Inglaterra: saiba como fazer e quais as vantagens

8 minutos, 40 segundos
10 Dec, 2019

Como fazer e quais as vantagens

Saiba como obter o visto para estudar no país dos Beatles, William Shakespeare e Kate Winslet

Fazer faculdade na Inglaterra é o sonho de muitos(as) brasileiros(as), portugueses(as) e outros(as) cidadãos(ãs) da América e da Europa, pois este país conta com ótima infraestrutura urbana e excelente qualidade de vida. Mas como proceder neste projeto?

Antes de responder, porém, vale lembrar que a Inglaterra é um dos quatro países que formam o Reino Unido. Os outros três são Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Já a Grã-Bretanha é o nome dado à ilha na qual situam-se todos os países mencionados, menos a Irlanda do Norte.

Pois bem, o jeito de ingressar em uma faculdade na Inglaterra é via visto Tier 4. Aliás, este visto lhe conferirá a oportunidade não só de estudar, mas de trabalhar por mais de seis meses na terra dos Beatles, Kate Winslet e William Shakespeare. Continue lendo e saiba como!

Acesse e leia também a nossa página “Intercâmbio na Inglaterra”. Descubra, assim, como obter o suporte de uma agência especializada para colocar os seus pezinhos neste lugar!

 

Como fazer faculdade na Inglaterra: a questão do visto

Como dito anteriormente, para estudar na Inglaterra por mais de seis meses é necessário antes de qualquer coisa obter um visto Tier 4. Este documento também lhe conferirá o direito de trabalhar até 20 horas por semana no período letivo e 40 horas semanais durante as férias.

Para obter o Tier 4 você terá que solicitá-lo ao Consulado Britânico do Brasil. Para tanto, será necessário apresentar na referida instituição os seguintes documentos:

Depois de obter um Tier 4, você poderá realizar na Inglaterra cursos de:

Seja como for, você terá que apresentar uma Carta de Admissão (o primeiro documento da lista anterior), o que significa que terá que passar pelo processo seletivo de alguma universidade ou faculdade inglesa. Como é isso? É o que apresentaremos no próximo tópico.

Acesse e leia também o post “Como aprender Inglês em casa”. Conheça, desse modo, sete serviços e aplicativos que lhe ajudarão nesta empreitada.

Processo seletivo em faculdades da Inglaterra

O site oficial do Reino Unido expõe uma lista de A a Z de todas as faculdades e universidades reconhecidas pelo governo local. Sendo assim, é possível checar de antemão e escolher uma instituição para estudar por aqui.

São, por exemplo, algumas das melhores instituições oficialmente reconhecidas pelo governo:

A lista, contudo, é bastante abrangente. Ela conta com mais de 150 instituições. Uma delas certamente servirá ao seu propósito. Com efeito, para saber como é o processo seletivo você terá que adentrar o site da faculdade ou universidade que lhe interessa e verificar.

Isso porque cada instituição tem um processo seletivo que se diferencia por alguns detalhes a começar pela data. Descubra, então, qual o período das inscrições, o valor das taxas, os documentos necessários para aprovação, entre outras coisas.

Lembre-se que você não está sozinho(a). Isto é, se precisar de apoio não pense duas vezes, chame logo uma agência de intercâmbio especializada como a MD4S, por exemplo. Aí ficará muito mais fácil e prático participar do processo seletivo na instituição que você almeja entrar.

Vantagens de fazer faculdade na Inglaterra

Ao fazer faculdade na Inglaterra você poderá usufruir de vantagens como:

Todas as faculdades e universidades reconhecidas pelo governo britânico oferecem ensino de alta qualidade. Sendo assim, ao realizar um curso de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado em qualquer uma delas, você será mais bem reconhecido no mercado de trabalho.

As cidades inglesas, principalmente London, proporcionam excelente mobilidade. As ruas são ótimas, o transporte público é bom. Além disso, serviços de energia elétrica, água, saneamento, telefonia e gás são de primeiro mundo.

A infraestrutura urbana de boa qualidade favorece às viagens dentro e fora do país. Assim, pode-se passear pelo Stonehenge, Castelo de Cardiff e Cotswold, entre outros lugares, facilmente. No lugar há empresas de guias brasileiros como a Londres Chauffers, por exemplo.

Ao fazer faculdade na Inglaterra você conhecerá mais profundamente a cultura local. Fique por dentro da literatura, da música, das danças da região. Assista aos teatros, shows e espetáculos. Observe a arquitetura. Visite museus e exposições que só enriquecerão seu repertório.

Além da cultura inglesa, você poderá conhecer também um pouco da cultura de cidadãos(ãs) de outras regiões do mundo, os(as) quais estudarão no mesmo curso ou na mesma faculdade, em outras faculdades, ou que estarão apenas de passagem pelo país.

O convívio com cidadãos(ãs) de diversas partes do mundo lhe ajudará a desenvolver não apenas o Idioma Inglês, mas também outros idiomas como o Francês, o Espanhol, o Alemão. Desse modo, além de estudar uma ciência você poderá tornar-se um(a) poliglota.

Na Inglaterra, estudantes estrangeiros trabalham até 20 horas semanais, isto é, meio período por dia ao longo do ano letivo. Já nas férias o período de trabalho poderá ser integral (40 horas semanais). Isso lhe ajudará a pagar seu curso, fazer passeios e até guardar algum dinheiro.

Fazer faculdade na Inglaterra transformará para sempre a sua vida e a sua carreira. Seu currículo certamente será mais bem visto pelas empresas brasileiras e de outros países. Dessa maneira, você sem dúvida poderá disputar as melhoras vagas de trabalho onde desejar.

Pratique esportes nos parques, praças, jardins e ruas da Inglaterra. Curte patins, bike, skate, futebol, corrida e caminhada? Aqui você poderá fazer tudo isso e muito mais nas suas horas vagas. Aproveite para fazer um “social”, isto é, conhecer pessoas e fazer amigos(as).

Os verões na Inglaterra começam em junho e terminam em setembro. Aí, então, poder-se-á planejar lindas férias de verão. Praias é o que não faltam por aqui. Que tal visitar, por exemplo, o vilarejo de pescadores Port Isaac ou dar um pulo na deserta Vault Beach? É uma maravilha!

Além da boa infraestrutura, do turismo, da cultura e do emprego, a Inglaterra conta com o Sistema Nacional de Saúde, além de um sistema de Saúde privada, os quais lhe permitirão ter uma boa qualidade de vida no período em que estiver por aqui.

Acesse e leia também o nosso artigo “Museus e outras atrações na Inglaterra”. Dessa forma, saiba mais sobre o Museu Britânico, o Museu do Castelo de York e o Museu Sherlock Homes, por exemplo.

Vale a pena fazer faculdade na Inglaterra

Como se pode observar, fazer faculdade na Inglaterra é uma excelente forma de aprimorar o seu currículo e também desenvolver o seu lado humano. Com certeza, você terá uma visão de mundo muito mais abrangente quando terminar seus estudos neste país.

Decerto, ao realizar um curso de graduação, pós-graduação, mestrado e/ou doutorado neste lugar, você poderá, por exemplo:

Pois bem, vale muito a pena fazer faculdade na Inglaterra. O crescimento pessoal e profissional que você obterá ao passar por essa experiência será incalculavelmente maior do que o seu investimento. Por isso, comece agora mesmo a se planejar com a ajuda da agência de intercâmbio MD4S!

Intercambio na Inglaterra

Mantenha-se informado sobre como estudar no exterior com a MD4S!
Política de privacidade

Visitas: 136

Eu gosto: +

Nao gosto: -0