Se você está realizando intercâmbio na Irlanda, um dos pontos turísticos históricos que você deve visitar é o Malahide Castle! Neste artigo estaremos contando um pouco da sua história em conjunto com algumas curiosidades.
Malahide Castle: História
Malahide é uma região ao norte de Dublin muito conhecida por seu grande e antigo castelo que pertenceu a família Talbot por mais de oito séculos. A história do Castelo de Malahide é longa e bem interessante e segundo seus guias, com muitos fantasmas também.
Inicialmente habitado por Sr. Richard Talbot em 1174 e pertencendo a dinastia Talbot até o ano de 1975, o Malahide Castle é o castelo mais antigo e histórico da Irlanda. O último senhor da família Talbot a ocupar o castelo faleceu em 1973, passando o castelo para sua irmã Rose. Em 1975 Rose vendeu o castelo para o Governo irlandês para que pudesse saldar dívidas e financiar os impostos sobre a enorme herança. Os móveis do castelo haviam sido vendidos antecipadamente, o que garantiu a Rose uma casa mais simples para morar. Hoje o castelo é mobiliado com peças antigas, características da época juntamente com uma coleção de pinturas irlandesas. A história da família Talbot está registrada no Grande Salão, com fotos de várias gerações que mostram a vida de altos e baixos que tiveram. Uma das histórias mais comoventes conta sobre a manhã da Batalha de Boyne em 1690 quando 14 membros da família almoçaram jutos nessa sala pela última vez pois em seguida, todos morreram em batalha. Muita coisa mudou no castelo e muitas reformas foram feitas, mas a essência e o ar de antiguidade ainda são características fortes do local.
Os fantasmas do Malahide Castle
O castelo de Malahide com mais de 800 anos de idade está repleto de espíritos que podem ser sentidos em cada cômodo. Muitos castelos antigos possuem um fantasma, ou até dois, mas em Malahide são pelo menos cinco deles.
Senhor Galtrim, Sir Walter Hussey
Em primeiro lugar está o fantasma do jovem Lord Galtrim, Sir Walter Hussey, filho do Barão de Galtrim, que faleceu em batalha no século XV no dia de seu casamento. O Senhor Galtrim vaga pelo castelo durante a noite com a ferida da lança que causou sua morte e emitindo sons aterrorizantes. Diz a história que o Senhor Galtrim permanece no castelo para demonstrar o ressentimento que sente pela esposa por se casar com seu principal rival logo após sua morte.
Lady Maud Plunkett
O segundo fantasma é da Lady Maud que não foi casada com o Senhor Galtrim porém teve como seu terceiro marido o Lord Chief Justice. Em suas aparições, ela persegue seu marido pelos corredores do Malahide Castle.
Miles Corbet’s
Talvez esse seja o fantasma mais famoso do castelo, a quem Cromwell concedeu o castelo durante seu protetorado. Miles teve suas propriedades tomadas e foi condenado a pagar pena pelos crimes que cometeu inclusive a profanação da capela da antiga abadia próxima ao castelo. Ele foi enforcado e esquartejado e quando seu fantasma aparece, geralmente está perfeitamente vestido como um soldado de armaduras, mas em seguida divide-se em quatro partes diante dos olhos de qualquer um que tenha a desagradável oportunidade de se encontrar com ele.
Puck
No século XVII, como era de costume das famílias mais importantes, os Talbots sempre tiveram alguns servos e entre eles alguns “palhaços”, tipo bobo da corte. Um desses palhaços, chamado “Puck” se apaixonou por uma parente da Lady Elenora Fitzgerald que foi presa por tentar ajudar os rebeldes. Em uma noite de neve em dezembro, Puck foi encontrado morto perto dos muros do castelo com várias facadas no coração. O fantasma de Puck apareceu pela primeira vez no Malahide Castle durante a última venda dos móveis em 1976. É possível vê-lo em diversas fotos do castelo e em uma foto em especial é possível enxergar seu rosto enrugado e velho olhando para a parede.
A Dama de Branco
Há muitos anos o Malahide Castle castelo abriga uma imagem de uma senhora desconhecida, bonita e com um vestido esvoaçante pendurada no Grande Salão. Ninguém parece saber sua identidade ou a identidade do artista que a retratou. Dizem que as vezes a senhora sai da pintura e vaga pelo castelo na calada da noite. Muitas pessoas juram ter visto a tal senhora ao longo dos anos.
O Castelo de Malahide fica aberto para visitações todos os dias das 9:30 as 16:30 e oferece tour com guia profissional. Para chegar lá, você pode utilizar o Dart ou pegar o ônibus número 32 ou 42 no centro de Dublin.