História das principais pontes de Dublin
Todos os dias milhares de pessoas atravessam o Rio Liffey. Turistas, estudantes, trabalhadores, jovens e idosos. Mas por mais que passamos por elas diariamente, nunca paramos pra pensar na história das pontes de Dublin. Nesse artigo você encontrará um pequeno resumo sobre algumas das pontes de Dublin mais acessadas. Uma viagem no tempo para você descobrir como elas foram construídas e o que mudou desde o início.
O’Connel Bridge
As fotos a seguir mostram a O’Connel Bridge que foi construída em 1905. Na foto mais antiga você pode notar o prédio da Dublin Bread Company como sendo o mais alto no horizonte. Esse prédio foi totalmente destruído durante a “Revolta da Páscoa” em 1916.
Grattan Bridge
Essa é a ponte que liga a Parliament St. com a Capel St. A foto a seguir mostra a Essex Bridge construída em 1870. Note a presença do Four Courts (prédio redondo ao fundo) e a reutilização dos pilares da ponte.
Ha’penny Bridge
A Ha’penny Bridge, conhecida entre os brasileiros como “Ponte dos Cadeados” foi construída em 1980. Sendo uma das pontes de Dublin mais famosas, ela foi a primeira ponte exclusiva para pedestres a ser construída na Irlanda. É possível notar nas fotos a evolução significativa na estrutura da ponte, mas sempre mantendo seu design histórico.
Samuel Bucket Bridge
A Samuel Bucket Bridge foi inaugurada em 10 de Dezembro de 2009 mas já estava sendo planejada há muito tempo. Ela é uma ponte móvel com 123 metros de extensão que gira 90 graus para liberar a passagem pelo Rio Liffey. A ponte que homenageia o escritor Samuel Bucket, nascido em Dublin e vencedor do prêmio Nobel da Literatura em 1969 tornou-se símbolo da cidade e estampa lindos cartões postais.
Se você quiser mais dicas sobre locais históricos e pontos turísticos para visitar durante seu intercâmbio na Irlanda é só pesquisar em nosso blog ou entrar em contato com a equipe da MD4S!