Bom, acabo de voltar do meu intercâmbio e gostaria de contar um pouco dessa minha aventura!
Eu decidi fazer intercâmbio, pois todos sabemos como é importante ter bom conhecimento da língua inglesa hoje em dia e eu precisava melhorar meu nível, já que tinha apenas inglês intermediário.
O problema do intercâmbio era justamente o tempo. Eu só teria 3 semanas para fazê-lo, pois o faria exatamente no período de férias do meu trabalho, no Brasil. Ouvi muita gente dizendo que 3 semanas eram muito pouco, que não iria me ajudar, mas de qualquer forma decidi seguir em frente com meus planos.
Estava procurando agências para um intercâmbio em Dublin, e acabei conhecendo a Carolina e o Victor, da MD4S de São Paulo. Eles me ajudaram a escolher uma boa escola, um bom hostel e me deram total suporte para a viagem.
O hostel escolhido foi o Abigails, que está numa localização privilegiada, no centro de Dublin, de costas ao Temple Bar. O hostel é simples, mas super bacana, com funcionários muito atenciosos e ótima atmosfera.
A escola escolhida foi a CES (Centre of English Studies). A Carolina me indicou essa escola, dizendo que era uma das melhores da Irlanda e que não haveria muitos brasileiros (o que pra mim era ótimo, já que tinha que treinar meu inglês o maior tempo possível), apesar de ser um pouco mais cara que as demais. A localização da escola ajudou na escolha, também. A CES fica a 5 minutos do hostel, o que facilitaria muito para mim, já que não precisaria usar transporte público para me locomover.
Pois bem, chegando lá fui andar para conhecer um pouco a cidade, localizar a escola, hostel e ver se realmente tudo era como planejado, se era tudo fácil como parecia. E era! Logo que cheguei, fui conhecer a MD4S em Dublin e o Guilherme me ajudou demais, me dando mais algumas dicas! O fato de a MD4S ter um espaço físico em Dublin contou para que eu fechasse com eles, pois sabia que qualquer problema era só correr lá!
Após essas 3 semanas, garanto que a escola realmente era como a MD4S havia garantido:
encontrei professores muito bons, usando técnicas diferentes e informais para ensinar inglês, assim como usando tablets sempre que necessário (A CES possui intranet muito interessante para fazer exercícios e aulas complementares, que ainda continuo usando). E realmente não encontrei nenhum brasileiro na minha sala, o que me forçou a falar inglês ainda mais!
Eu fechei o curso intensivo da CES, que possui 26 horas por semana (das 9h às 13h nas segundas e sextas-feiras, e das 9h às 16h com intervalo de 1h nas terças, quartas e quintas-feiras). No período da manhã, eram aulas de gramática e vocabulário, mas sempre muito práticas! No período da tarde, havia aulas de conversação, sempre com um assunto ou caso diferente! Como não eram os mesmos alunos na parte da manhã e da tarde, pude fazer muitos amigos!
A CES possui, também, um programa social muito legal. Todos os dias havia alguns passeios para diferentes tipos de lugares: museus, igrejas, parques, estádios, baladas, pubs e até viagens para a costa da Irlanda, nos finais de semana. Esses passeios ajudavam a conhecer pessoas novas e lugares interessantes tanto de Dublin como do interior, além da segurança de ir e voltar com o pessoal de apoio da escola. Com certeza, escolhi a escola perfeita, ideal para meu pouco tempo de curso!
Hoje vejo que o intercâmbio de 3 semanas vale muito a pena! Se eu ficaria mais? Com certeza! Mas esse tempo me ajudou muito e acho muito válido esse tipo de intercâmbio para quem quer melhorar o inglês, mas não pode/quer largar o emprego aqui no Brasil. Nesse período, percebi (e também tive feedback dos professores) que meu inglês melhorou consideravelmente! Hoje vejo que fiz a escolha certa em não largar meu emprego e realizar meu intercâmbio nas minhas férias. Isso é possível sim!
Somente 3 semanas parecem pouco, mas consegui falar inglês, conhecer novas culturas, novas pessoas, lugares lindos e ter uma experiência pra vida toda. Com certeza, essa foi a melhor viagem da minha vida!
Muito obrigado ao Victor, Carolina, Guilherme e MD4S em geral. Vocês foram sensacionais!
E você que trabalha e está em dúvida sobre fazer intercâmbio por um período curto, VÁ! É a
melhor coisa que você pode fazer por você mesmo!
Um abraço,
Emerson Chinen Ruiz