A necessidade de aprender um segundo idioma passou a ser obrigação e requisito mínimo em algumas áreas com o passar do tempo. Infelizmente, muitas vezes, a falta de tempo torna-se um empecilho para se dedicar horas encarando aulas e livros para aprender uma nova língua.
Além de se matricular em curso de idiomas, existem diversas formas de praticar outras línguas que fazem diferença e aceleram o processo de aprendizagem. Aqui vão algumas dicas pessoais que foram utilizadas por nós mesmos quando estávamos aprendendo inglês, mas que valem para aprender qualquer outro idioma que você esteja interessado.
1. Comece a pensar utilizando aquele novo idioma, deixando de pensar na sua língua nativa. De nada adianta você estudar um novo idioma e pratica-lo somente dentro da sala de aula. Se você está aprendendo inglês, pense em inglês e não em português.
Não tenha medo de errar porque só você ouve seus próprios pensamentos, certo?
2. Utilize a música como opção para treinar o novo idioma. Sabe aquela música que você ama e que é justamente naquele idioma que você está aprendendo? Pois então… a internet está ai pra isso. Pegue a letra da música e aprenda como se pronunciam as palavras corretamente. Depois parta para a tradução para você adquirir vocabulário.
Repita o processo de cantar a música acompanhado da letra constantemente até que você consiga cantar a canção corretamente sem precisar ler a letra. Outra opção seria escutar uma rádio diariamente naquele idioma que você pretende aprender. Treinar o ouvido também é algo super importante!
3. Gosta de seriados e filmes? Está ai uma bela opção para treinar. Vou dar um exemplo, caso você esteja aprendendo inglês: se você ainda está no nível iniciante, comece colocando o áudio em inglês e deixe a legenda em português. Depois que seu nível der uma avançada, coloque o áudio e a legenda em inglês. E por fim, quando você se sentir mais confiante, deixe apenas o áudio em inglês e deixe sem legenda. Não desista caso você não esteja entendendo. Pelo contexto você vai assimilando a história e com o passar do tempo você vai melhorar. Pode confiar! Digo isso por experiência própria mesmo, viu?
4. A leitura também faz parte do aprendizado. Além dos livros didáticos, porque não começar a ler livros no novo idioma também? Se seu nível é iniciante, comece lendo livros infantis. Eles são super divertidos e vão te ajudar a criar vocabulário de forma que você possa ir evoluindo na leitura e começar gradualmente a ler livros mais complexos.
5. Se você curte games, fique feliz! Está aí outra brilhante forma de praticar o idioma com estrangeiros através dos jogos online. Desta forma, você consegue aliar diversão e aprendizado ao mesmo tempo. Essa é uma forma legal de criar vocabulário e praticar também.
6. Configure todos os seus aparelhos eletrônicos no idioma que você está aprendendo. Lembra da primeira dica “pense no novo idioma e não na sua língua nativa”? É exatamente por este motivo que você deve configurar o seu celular, por exemplo, no idioma que você quer aprender a falar fluentemente um dia. Aproveite e adquira mais vocabulário desta forma. Qualquer detalhe faz a diferença.
7. Encontre um parceiro para praticar. Se você tem um amigo que partilha da mesma vontade de aprender um novo idioma, vocês devem unir o útil ao agradável. Ao contarem as novidades do dia, porque não aproveitar e tentar conversar no idioma que estão estudando. Vai ser divertido e isso vai impulsionar ambos a aprender mais e mais. Se você não tem algum conhecido que tem o mesmo interesse que o seu, isso não é desculpa! A internet está ai para isso e você pode encontrar parceiros em salas de bate-papo para estrangeiros e aproveitar para ampliar o seu networking.
8. Crie o hábito de estudar o novo idioma todos os dias. De nada adianta você seguir as dicas acima se você as fizer 1 vez por mês. Você deve se manter motivado em primeiro lugar e se empenhar para ultrapassar as barreiras que encontrará no caminho.
Você deve utilizar o novo idioma em situações do dia a dia de forma que você treine o seu cérebro constantemente. O processo de aprendizagem deve ser contínuo e lembre-se:
a prática leva à perfeição.
9. Inscreva-se no programa Postcrossing e troque cartões postais com pessoas de todo o lugar do mundo! Já detalhamos como o programa funciona neste link aqui, mas basicamente é isso: você se cadastra, sorteia alguns destinos internacionais e começa a brincadeira. Quando a pessoa receber o seu postal, ela vai registra-lo e você estará apto então para receber o seu postal de outra pessoa de qualquer lugar do mundo. Além de ser muito legal, você tem a oportunidade de conhecer novas culturas e de quebra treinar o seu inglês.
10. Não tenha medo de errar! Pense na espontaneidade de uma criança que está aprendendo a falar. Ela fala sem medo de errar e aos poucos vai se auto-corrigindo além de se atentar às correções que os adultos eventualmente dizem. Encare como um sistema natural de aprendizado. Mergulhe de cabeça no idioma estrangeiro e fale, fale, fale e fale!
Escreva, escute e pratique! São com os erros que se aprende.
11. Saia da zona do conforto! Seguindo a dica anterior, ao conversar com um estrangeiro, diga que você está estudando o idioma dele e quer praticar. Se você errar, ele não ficará bravo, pelo contrário, se sentirá feliz por poder ajudar. Na maioria das vezes o estrangeiro, ao saber que você está disposto a aprender, vai ser paciente e vai te encorajar.
Pratique todas as dicas anteriores sem medo e seja feliz! :)
12. Definitivamente, a melhor forma de se aprender um novo idioma é fazendo intercâmbio. Seja ele por 3 meses ou 1 ano, você irá ter uma oportunidade que valerá muito a pena. Primeiro porque você vai vivenciar o novo idioma 24h por dia, acelerando o processo de aprendizagem, melhorando as habilidades de conversação. Segundo porque você fará amizades por uma vida toda que te permitirão ter contato com o idioma o resto de sua vida. E terceiro que essa experiência ficará gravada eternamente no seu coração por todos os motivos do mundo! <3 Em 2014 eu e o Vi embarcamos para a melhor experiência de nossas vidas: o tão sonhado intercâmbio de 1 ano na Irlanda. E não foi somente o inglês que aprendemos. Começamos a olhar o mundo de uma perspectiva diferente, fizemos amizades por diversos países e tivemos a oportunidade de conhecer 12 países europeus em 12 meses. Uma experiência e tanto que recomendamos fortemente!
Se você quiser fazer um intercâmbio para qualquer lugar do mundo, envie o seu email em português, inglês ou espanhol para a MD4S e solicite um orçamento sem compromisso, não deixando de mencionar o país que você pretende ir, bem como por quanto tempo você pretende ficar no exterior estudando.