Like travel?

Como tirar o seu PPS

7 minutos, 9 segundos
29 Jan, 2019

PPS Irlanda: o que é, para que serve e como tirar o seu

Um guia fácil e rápido para você obter o documento Personal Public Service e fazer o seu intercâmbio tranquilamente na Ilha Esmeralda

 

PPS na Irlanda, o que é? PPS ou PPSN é a sigla para Personal Public Service Number, um documento utilizado na Irlanda, a Ilha Esmeralda, como um cartão de serviços público semelhante o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) brasileiro.

Ele é fundamentalmente útil para pessoas como você, que estão pensando em fazer um intercâmbio na Irlanda.

PPS na Irlanda
 

Para que serve o PPS Irlanda?

Como visto, o PPS Irlanda é um cartão de serviços sociais. Só depois que obtê-lo é que você poderá:

Além disso, após obter seu PPS na Irlanda  será possível utilizá-lo como comprovante de endereço para abrir uma conta bancária neste país, por exemplo, entre outras atividades.

Quem pode tirar o PPS Irlanda?

Basicamente, desde 2014 só podem obter o PPS as pessoas que:


Caso você ainda não tenha um emprego aqui, não se preocupe. A agência de intercâmbio MD4S poderá lhe ajudar a encontrar um. De preferência um que esteja mais adequado ao seu currículo.

Seja como for, o fato é que estudar na Irlanda apenas não basta. Além disso, como você poderá ler a seguir, o processo de obtenção do PPS requer vários documentos que você deverá providenciar.

Documentos necessário para tirar o PPS Irlanda

Agora que você já sabe o que é PPS Irlanda, convém saber também qual papelada reunir para obtê-lo. Assim, basicamente, para tirar seu PPS na Irlanda poderão ser necessários os seguintes documentos:

Por fim, caso pretenda permanecer por mais de 90 dias na Ilha Esmeralda, daí você precisará obter antecipadamente e apresentar o Garda National Immigration Bureau (GNIB). Este, por sua vez, é um documento com funções parecidas com a do Registro Geral (RG) usado no Brasil.

O que não pode ser usado como prova de identidade?

Fique atento(a) à “prova de identidade” mencionada no tópico anterior. Para tal prova não são aceitos documentos como:

Ou seja, neste contexto o único jeito de comprovar sua identidade é por meio da apresentação do seu passaporte (desde que este não esteja vencido). Então, mantenha tudo em dia e evite problemas com isso.

Qual comprovante de endereço usar para obter o PPS Irlanda?

Como dito, intercambistas como você que estão pensando em obter o PPS devem apresentar evidências de que moram na Irlanda. Isto é, precisam mostrar (juntamente com os demais documentos já mencionados) no momento e local oportunos um comprovante de endereço, o qual poderá ser, por exemplo:

Se você estiver hospedado(a) na casa de algum(a) parente ou amigo(a), então uma conta de água com uma nota que ateste sua residência no referido local escrita pelo(a) titular na própria conta poderá ser eventualmente aceita.

Vale lembrar que seja qual for o comprovante apresentado, este deverá expor seu nome e endereço de forma perfeitamente legível. Mas, enfim, onde estes documentos devem ser entregues. Este é o assunto do próximo tópico. Confira!

Como tirar o PPS na Irlanda?

De posse dos documentos, o passo seguinte para tirar o seu PPS na Irlanda é acessar o MyWelfare e criar um cadastro. Com isso, você adquirirá um username / login e uma senha para acessar funções privadas deste site.

Uma vez dentro deste site, escolha um local para entregar os documentos já mencionados. Acesse a página de escritórios do Dublin Social Welfare para conferir uma lista de locais disponíveis para realizar esta entrega. Agende e imprima!

Muito bem! Agora você já tem o seu “Agendamento Impresso”. Siga, então, o seguinte passo a passo para dar entrada no processo de obtenção do seu PPS Irlanda:

  1. Compareça no dia, hora e local marcados portando os documentos citados
  2. Dirija-se ao balcão no horário marcado (os funcionários não irão chamá-lo)
  3. Entregue os documentos
  4. Pegue um ticket com uma senha
  5. Aguarde (cerca de 1 hora) até sua senha ser chamada
  6. Preencha o formulário que lhe será apresentado quando chegar sua vez
  7. Responda as perguntas do(a) atendente
  8. Posicione-se em frente a câmera para que o(a) atendente possa clicar uma foto
  9. Pegue o protocolo no qual constará o prazo de entrega do PPS na sua casa

Finalmente, no prazo de 3 a 10 dias úteis, você receberá em sua residência duas correspondências. Uma delas é um papel com seu número de registro (o PPS Number). A outra é um cartão com um chip.

Não jogue nada no lixo. Guarde tudo, incluindo o envelope, pois certamente você precisará desses documentos para comprovar seu endereço quando for abrir uma conta bancária na Ilha Esmeralda.

Como é o PPS Irlanda?

Atualmente, o PPS é um documento no qual consta um código alfanumérico composto por 9 dígitos, sendo 7 números e 2 letras. A primeira letra é chamada de “caractere de verificação” e a última letra será sempre um H (para empresas), um W (para esposas) ou um A (para pessoas físicas).

Usando o seu PPS Irlanda como comprovante de endereço

Além dos usos já mencionados, o PPS também pode ser empregado como comprovante de endereço. Entretanto, se estiver hospedado em um hostel é melhor não usar o endereço de lá, pois se você se mudar terá atualizar o documento.

Então, o mais recomendado é que você insira no PPS o endereço da casa de um parente, de um amigo ou da escola na qual você estudará.

Conclusão: tirar o PPS é fácil ou difícil?

Apesar dos detalhes citados neste artigo, tirar seu PPS Irlanda é relativamente fácil. Basta reunir os documentos e seguir as regrinhas de entrega. Caso precise de ajuda, saiba que sempre poderá contar com a agência de intercâmbio MD4S.

 

Intercambio na Irlanda - Escolas em Dublin

Mantenha-se informado sobre como estudar no exterior com a MD4S!
Política de privacidade

Visitas: 1956

Eu gosto: +

Nao gosto: -1