Like travel?

Como tirar o seu PPS

2 minutos, 30 segundos
12 Nov, 2013

Uma das primeiras obrigações do intercambista ao chegar em Dublin é correr atrás do PPS. Mas o que é o PPS? Para que ele serve e como tirá-lo?

pps

O PPS (Personal Public Server) é chamado pelos brasileiros de “CPF Irlandês”. Ele é a sua permissão de trabalho e sem ele nenhuma empresa poderá registrar você. Você vai precisar do seu PPS na hora de alugar um apê também. Muitos landlords pedem o PPS para comprovar que você está apto a trabalhar por aqui e consequentemente, poderá pagar o aluguel.

Tirar o seu PPS é simples e os documentos que você irá precisar são:

- Passaporte

- Carta da escola (PPS Letter)

- Comprovante de endereço

Se na sua PPS Letter já consta o endereço da sua acomodação, então já servirá como comprovante de endereço também. Caso você esteja hospedado em Hostel, não é recomendado que você deixe o endereço de lá, nesse caso, utilize o endereço de um amigo ou da sua escola.

Com os documentos em mãos, vá até o escritório o Dublin Social Welfare para dar entrada nos procedimentos. Geralmente os brasileiros utilizam o escritório de Dublin 1 pois a maioria das escolas e acomodações estão por perto. Porém, se você precisar, há uma lista com todos os escritórios que pode ser consultada on-line CLICANDO AQUI.

Ao chegar no escritório, você deverá se dirigir até o balcão onde são distribuídas as senhas. Basta entregar todos os documentos e em seguida o atendente vai entregar pra você um ticket com a sua senha. Depois disso, é aguardar. O tempo de espera não costuma ser maior que uma hora.

Quando chegar a sua vez, o atendente pedirá pra você preencher um formulário, nada muito complicado. Depois disso ele fará algumas perguntas básicas e irá pedir pra você se posicionar em frente a câmera para tirar uma foto. Por último, ele irá te entregar um protocolo com o prazo para que o seu PPS seja entregue na sua casa. Esse prazo geralmente é de aproximadamente 10 dias.

 

Quando o prazo terminar, você receberá duas correspondências. Uma é um papel com o seu número de registo (PPS Number) e o outro é um cartão com chip. Guarde muito bem esses papéis e aproveite a correspondência do PPS para utilizá-la como comprovante de endereço ao abrir a sua conta bancária.

Intercambio na Irlanda - Escolas em Dublin

Mantenha-se informado sobre como estudar no exterior com a MD4S!
Política de privacidade

Visitas: 1199

Eu gosto: +

Nao gosto: -0