Like travel?

Em Malta também tem futebol

8 minutos, 35 segundos
04 May, 2018

Futebol em Malta

Para os brasileiros que pretendem visitar ou estudar inglês em Malta, e que gostam de futebol, não há o que se preocupar: em Malta também tem futebol.

O esporte foi introduzido no pequeno país europeu ainda no século XIX durante o domínio britânico na ilha. Naquela época o futebol servia de entretenimento e para o aprimoramento do condicionamento físico dos soldados ingleses que trabalhavam nos vários quartéis malteses.

Já em 1863, surgiu a primeira associação de futebol em Malta para cuidar das regras e dos campeonatos que ocorriam ainda de forma amadora. Atualmente, a Associação Maltesa de Futebol administra a seleção do país, a Premier League, a segunda, terceira e quarta divisões, além da Copa Maltesa e da Liga Feminina de Futebol.

A Premier League Maltesa

Com quatorze equipes a Premier League maltesa costuma ser bastante disputada e, diferentemente do que ocorre em alguns países europeus de maior tradição no futebol, em Malta várias equipes se revezam em condições reais de ganhar a competição nacional. Isso garante equilíbrio e emoção do inicio ao final do campeonato.

 

 

As partidas de futebol profissional em Malta acontecem aos finais de semana e são um programa de toda a família. Pode-se dizer que em Malta as torcidas vestem a camisa literalmente. Pais, mães e filhos chegam aos estádios vestindo as cores do clube, com bandeiras, faixas e outros adereços. As charangas (bandas de música que animam as torcidas) também são muito populares na ilha. Ao mesmo tempo, existe grande rivalidade não apenas nos clássicos, mas também entre todos os clubes e torcidas. Esta curiosidade pode se explicar pelo pequeno tamanho do país e de seus campeonatos, o que colabora para que todo jogo seja uma espécie de clássico local.

Sob o ponto de vista financeiro, pode-se dizer que o programa futebol não é um entretenimento caro. Tanto na Premier League, quanto na segunda divisão maltesa, normalmente cada ingresso é válido para duas partidas. Ou seja, pode-se assistir a dois jogos no mesmo dia com apenas um ingresso. Cada ticket de entrada para os jogos custa entre quatro e oito euros. Outro detalhe positivo é que o valor da alimentação que é vendida dentro dos estádios é praticamente o mesmo do que fora deles, ao contrário do que ocorre nos estádios de futebol brasileiros, por exemplo, aonde o valor de um lanche dentro do estádio chega a custar o dobro do preço.

Estádios de Futebol em Malta

A exceção do Estádio Nacional de Malta, que tem capacidade para dezessete mil pessoas e é um pouco mais moderno, a maioria dos estádios malteses são pequenos e sem o conforto das grandes arenas brasileiras. Entretanto, a segurança dentro e fora dos estádios é exemplar. Além disso, de modo geral, os gramados são muito bem cuidados e os estádios, embora acanhados, dispõe de boa estrutura para receber os torcedores. Outro ponto importante a ser ressaltado é o crescente investimento que os principais clubes malteses tem feito no futebol. O reflexo disso pode ser visto em melhorias na infra-estruturar dos clubes e nas contratações de atletas estrangeiros.

Desafios para o Futebol de Malta

Um dos maiores desafios para o futebol profissional de Malta é a concorrência com o futebol da Itália e da Inglaterra. Notoriamente os campeonatos destes dois países são muito maiores, importantes e ricos do que o maltês. Tanto na Inglaterra quanto na Itália circulam alguns dos principais jogadores do mundo. Isso faz com que muitos malteses prefiram assistir a estes campeonatos em detrimento do seu nacional. Outra explicação que pode ser considerada para esta peculiaridade remonta do passado político da nação. No início do século XX a ilha se viu na necessidade de adotar mais um dos dois idiomas (inglês ou italiano) como oficial. Esta decisão teria acabado por gerar facções pró-britanicas e pró-italianas dentro do povo maltês. Esta rivalidade se observa nos dias atuais também dentro das preferências clubisticas, o que de certa forma acaba roubando o espaço do futebol maltes na preferência da população da ilha.

Durante as Copas do Mundo os malteses geralmente torcem pela Itália e/ou para a Inglaterra. O Brasil vem logo depois na preferência junto com a Alemanha e a Holanda.

Apesar de conviver muito próximo de nações com grande tradição no futebol, como Alemanha, Inglaterra, França e Espanha, nos últimos tempos a modesta seleção de Malta tem tido alguns pequenos sucessos no futebol mundial. Um deles ocorreu no ano de 2006, quando a seleção do país derrotou a Hungria por 2 x 1 nas eliminatórias para a Eurocopa. Outro foi no ano de 2009, quando o país ocupava a 50° posição (entre 53 times) no ranking da UEFA (União Européia de Futebol Amador) e em 2014 conseguiu pular para a 47° colocação (entre 54 times) da lista de países. Esta pequena evolução pode parecer pouca, se comparado ao espaço que seleções como a do Brasil ocupam no cenário mundial. Entretanto, indiscutivelmente deve-se considerar, antes de qualquer comparação, o reduzido tamanho do país e da população e também a sua incipiente tradição no esporte.

Mesmo havendo desafios para um maior crescimento e popularização do futebol em Malta, a sua Premier League cresce a cada ano. Segundo o portal Transfermarket, especializado no mercado de transferência de atletas no futebol, a valorização dos elencos da liga maltesa foi de mais de 100% entre os anos de 2015 e 2017. Com maior poder de compra aumentou o interesse das equipes por jogadores do Brasil, da Argentina, da Nigéria e até mesmo da Espanha. Em 2017, por exemplo, 20 atletas brasileiros foram jogar na ilha. Em termos de contratação de jogadores brasileiros Malta ficou atrás apenas de Portugal, Japão, Coréia do Sul e México, que contrataram 164, 46 e 22 respectivamente. Estes dados mostram que o futebol maltes tem sido uma importante porta de entrada para os atletas brasileiros. Mais importante até do que países maiores e com mais tradição no futebol coma a França e a Inglaterra.

Clubes de Futebol em Malta

Atualmente os clubes com melhor estrutura e que pagam melhores salários em Malta são Balzan, Sliema Wanderes, Hibernians e Valletta. O último, que leva o nome da capital do país e é o atual campeão nacional, já esteve presente em quatro edições da Liga dos Campeões da Europa nesta década.

Vários fatores podem explicar o aumento de jogadores estrangeiros, especialmente os brasileiros, no país. Enquanto que no Brasil, 96% dos jogadores profissionais ganham até cinco mil reais (segundo relatório da Confederação Brasileira de Futebol), em Malta a média salarial na Premier League fica em torno de três a quatro mil euros. Muitos atletas ganham além de salário, o aluguel de casa e carro e têm custeadas outras despesas como saúde, por exemplo. Somado a isso, atuar na Europa significa estar na vitrine e aumentam as chances de talvez disputar algum dos principais campeonatos do continente.

Mas existem muitas outras características que são atrativas não apenas a jogadores de futebol, mas também para quem pensa em estudar inglês ou visitar este lindo país. O custo de vida em Malta é relativamente mais baixo comparado a outros países europeus. A segurança pública funciona muito bem e o país é considerado um dos mais seguros na Europa. O povo maltes está acostumado com turistas e tem como hábito receber e conviver bem com estrangeiros. Algumas das principais redes de escolas de inglês estão presentes em Malta. O clima é extremamente agradável e o país possui belezas naturais maravilhosas. A gastronomia é outro ponto forte, em todos os cantos do país existem restaurantes que oferecem o melhor da comida mediterrânea. Partindo de Malta, em poucas horas pode-se visitar muitos outros países da Europa pagando muito pouco.

Então, quem deseja estudar inglês ou fazer turismo em Malta e gosta de futebol, terá a certeza de poder acompanhar campeonatos bem organizados e emocionantes ao mesmo tempo em que desfruta dos inúmeros atrativos que o país oferece.

Malta: o destino perfeito para Intercâmbio, Turismo e também, porque não, Futebol.


FONTE:

- https://www.mfa.com.mt

- https://www.ultimadivisao.com.br

- https://www.flashscore.com

- https://blogdorafaelreis.blogosfera.uol.com.br

- https://www.mg.superesportes.com.br

- https://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_em_Malta

- https://globoesporte.globo.com

 

Intercambio em Malta

Mantenha-se informado sobre como estudar no exterior com a MD4S!
Política de privacidade

Visitas: 1103

Eu gosto: +

Nao gosto: -0