Estudar e trabalhar na Irlanda
Hoje eu queria falar sobre uma coisa que apavora todos os aspirantes a intercambistas, graduandos e pós graduandos no exterior que estão ou pretendem estudar e trabalhar na Irlanda: os BOATOS.
Não, não acredite em tudo que lê e ouve, principalmente em grupos. Mesmo grandes veículos da mídia já publicaram estórias infundadas sobre mudanças nos cursos de intercâmbio na Irlanda por aqui. Quando alguém te disser alguma coisa, pergunte ao seu agente! Porque nosso papel antes de vendedores (porque pra isso sinceramente ninguém precisaria de agente) é de orientadores. É nosso papel estar por dentro do que muda - na lei e na prática.
Então deixe-me esclarecer 2 pontos que têm levantado muita questões, ambos a respeito de cursos de 1 ano de duração (25 semanas de estudo + 25 semanas de férias):
Mudança nas regras de trabalho na Irlanda
ANTES: todo aluno pode trabalhar na Irlanda legalmente 20h/semana durante o período em que está estudando, e 40h/semana no período de férias.
AGORA: todo aluno pode trabalhar na Irlanda legalmente 20h/semana durante o período em que está estudando, e 40h/semana no período de férias compreendidos entre:
15/dez a 15/jan
Junho a Setembro
No restante do período de férias (quando não estiver compreendido nos citados acima), o aluno pode trabalhar as 20h/semana normalmente.
(vale ressaltar que na prática ainda não vimos mudanças)
PPS
Este é um documento que todo aluno tirava assim que chegava por aqui, era o primeiro passo no processo do visto, mas na verdade esse documento tem a ver com a máquina de emprego do país.
A partir de fevereiro o PPS deixa de ser um documento necessário pro visto, diminuindo assim 1 etapa (e 1 semana de espera) pro aluno estar pronto pra ir na imigração. Mais rapidez e menos burocracia.
Quando o aluno consegue trabalhar na Irlanda, ai sim tira o PPS.
Sei que existem muitas outras dúvidas, e estou à disposição para esclarecer todas. Já estive na posição de vocês, aguardando ansiosa o dia de embarcar, torcendo pra que nada mudasse. Mas sempre digo, e acredito muito nisso: a Irlanda é um país justo e sério, e as mudanças são para o melhor - mesmo que a curta prazo não pareça.
Saiba mais sobre o PPS Irlanda
Lembre-se que comprando seu curso com a MD4S você aproveita o lado bom de comprar com uma empresa brasileira e com uma empresa irlandesa (já que somos registrados nos dois países): tem as leis do seu país te protegendo, e tem nossos suporte presencial quando chegar por aqui (pois, acredite, você vai precisar rs - mesmo os mais desembaraçados tem dúvidas e inseguranças quando o tão sonhado projeto é concretizado).
Clique nos links para conhecer nossas escolas em Dublin, Cork, Galway, Limerick, Bray e Malahide.
Um ótimo dia para todos nós