Like travel?

Novo visto de estudo e trabalho na Alemanha

8 minutos, 29 segundos
10 Dec, 2019

Estudar e trabalhar na Alemanha

Conheça alguns tipos de vistos e saiba mais sobre as praticidades da nova Lei de Imigração!

Você que está pensando em estudar e trabalhar na Alemanha, que tal conhecer algumas das “portas de entrada” neste país? Pois é exatamente isso o que abordaremos neste artigo. Reserve 5 minutinhos para ler e ficar por dentro deste assunto!

Quando se fala em Alemanha, muita gente se lembra deste lugar como o país das cervejas e da Oktoberfest, mas não é só isso. A Alemanha é também o país das bicicletas, das feiras, das guloseimas, das linguiças, dos queijos, das tecnologias, da inovação e (por que não?) é – junto com o Brasil – o país do futebol.

Aliás, este ponto em comum pode ser a chave para uma boa integração, isto é, para misturar de vez brasileiro com alemão, o que é isso que todos nós queremos, não é mesmo? Pois bem, confira em seguida algumas formas de estar na Alemanha!

Acesse e leia também o nossa página “Intercambio na Alemanha”. Desse modo, fique sabendo sobre o custo de vida e outras informações relevantes antes de partir.

Vistos e autorizações para estudar e trabalhar na Alemanha

Em primeiro lugar, é importante mencionar que para entrar e permanecer na Alemanha por até 90 dias para fins turísticos e comerciais (viagens, reuniões de negócios, conferências, competições, tratamentos médicos, visitas à parentes, etc.), cidadãos de múltiplos países só podem fazê-lo por meio do Visto Schengen, o qual é dispensável aos brasileiros.

Em outras palavras, conforme acordo entre Brasil e União Europeia, os brasileiros podem permanecer pelo tempo e pelo fim mencionado no parágrafo anterior no referido país sem Visto, ou seja, mediante apenas a apresentação de passaportes válidos comuns, diplomáticos, de serviço ou outros passaportes oficiais.

Já quando o tema é estudar e trabalhar na Alemanha, aí então isso poderá requerer um Visto ou Autorização de Residência. O primeiro é destinado aos que estão de passagem pelo pais e o segundo aos que vão fixar um endereço para viver no lugar por tempo indeterminado.

Dentro deste contexto, de acordo com a Embaixada e Consulados Gerais da Alemanha no Brasil, os principais tipos de vistos e autorizações são, resumidamente, os seguintes:

Visto de Procura de Vaga de Emprego:

Possibilita que estrangeiros(as) como um(a) profissional brasileiro(a), o(a) qual possua diploma de no mínimo bacharel, permaneçam por até seis meses na Alemanha. Neste tempo, estes(as) poderão procurar uma vaga de emprego condizente com sua formação. Todavia, tão logo consigam um emprego, os(as) mesmos(as) deverão requerer uma Autorização de Residência no Departamento de Estrangeiros competente.

Visto de Trabalho e Cartão Azul:

Possibilitam que estrangeiros(as), como um(a) brasileiro(a), por exemplo, que possuam graduação e/ou formação de alta qualificação em Ciência da Computação, Medicina ou Tecnologia, entre outras áreas, possam trabalhar na Alemanha. Estes processos requerem sobretudo um diploma universitário.

Autorização de Residência para ingressar em universidade:

Possibilita que estudantes estrangeiros(as) / brasileiros(as) de graduação, pós-graduação, doutorado e/ou outro curso superior devidamente matriculados em uma universidade ou faculdade alemã possam ingressar neste país. A Autorização de Residência deve ser solicitada no Departamento de Estrangeiros competente no prazo de até 90 dias após dar entrada na Alemanha.

Autorização de Residência para Curso Intensivo de Alemão:

Possibilita que brasileiros(as) realizem curso de Língua Alemã neste país. Para obter tal documento, deve-se solicitá-lo ao Departamento de Estrangeiros competente em um prazo de até 90 dias depois de ter entrado na Alemanha.

Autorização de Residência para Permanência de Cientistas:

Possibilita que cientistas estrangeiros, dentre os(as) quais brasileiros(as), possam permanecer na Alemanha por mais de 90 dias para fins de realização de pesquisas científicas e/ou trabalho. Em geral, neste caso, o Visto inicial é substituído por uma Autorização de Residência. A troca ou – no caso dos(as) brasileiros – o requerimento deve ser feito no Departamento de Estrangeiros competente dentro do prazo mencionado.

Autorização de Residência para Intercâmbio Escolar:

Estudantes brasileiros(as) podem realizar intercâmbio na Alemanha sem a necessidade de Visto. Entenda-se “intercâmbio” como a permanência prolongada de alunos(as) estrangeiros no território alemão. Entretanto, para frequentar uma escola alemã sem o viés do “intercâmbio”, um(a) estudante brasileiro(a) deve requerer antes, no Departamento de Estrangeiros, uma Autorização de Residência para frequência escolar regular.

Autorização de Residência para Estágio:

Cidadãos(ãs) brasileiros(as) podem estagiar na Alemanha sem a necessidade de Visto. Todavia, se o período do estágio prolongar-se por mais de 90 dias, então dever-se-á obter uma Autorização de Residência para Estágio no Departamento de Estrangeiros.

Visto e Autorização de Residência para Serviço Voluntário:

Possibilita que estrangeiros(as) permaneçam na Alemanha por até 12 meses para prestação de serviço voluntário. Para tanto, é necessário obter também uma Autorização de Residência junto ao Departamento de Estrangeiros competente.

Estas são, enfim, algumas formas de brasileiros(as) como você entrarem e permanecerem na Alemanha para trabalho, estudo e/ou para ambos. Além disso, a nova Lei de Imigração que entrará em vigor em março de 2020 prevê ainda mais facilidades, como você poderá saber no próximo tópico. Continue lendo!

Acesse e leia também o post “Trabalhe e estude na Alemanha legalmente”. Obtenha, assim, uma ideia geral sobre a Alemanha, entre outras informações.

Nova Lei de Imigração: mais facilidades para brasileiros(as)

A Nova Lei de Imigração que entra em vigor em março de 2020 oferece mais oportunidades e praticidades para que profissionais especializados provenientes de países de fora da União Europeia, dentre os quais o Brasil, permaneçam e trabalhem na Alemanha.

O primeiro passo para tanto é obter o reconhecimento das qualificações junto à instituições competentes deste país. Aqueles que possuírem conhecimento do Idioma Alemão poderão obter um Visto de até seis meses para procurar emprego aqui.

Vale mencionar, as pessoas com menos de 25 anos poderão permanecer na Alemanha por até seis meses para fins de candidatura a um local de formação. Para tanto, é preciso apenas um certificado de Ensino Médio que seja válido para acesso a um curso superior, além de nível B2 em Língua Alemã e meios de subsistência.

Recomenda-se a realização dos procedimentos de entrada o quanto antes. Caso não saiba lidar ou não tenha paciência para burocracia, então é possível contratar uma agência especializada como a MD4S, a qual lhe ajudará com toda a papelada e procedimentos formais. Assim tudo fica mais simples, rápido e cômodo para você.

Uma vez na Alemanha, seja para trabalho ou estudo, será possível melhorar de vida paulatinamente. Saiba mais sobre isso em seguida.

Vale a pena estudar e trabalhar na Alemanha?

Ao trabalhar e/ou estudar na Alemanha você poderá, por exemplo:

Além disso, a Alemanha é um dos países mais ricos, com a melhor infraestrutura urbana e melhor qualidade de vida da Europa. Sendo assim, ao trabalhar e estudar aqui, você certamente estará no topo do mundo. E isso, por sua vez, é uma experiência que pode lhe trazer muitos frutos em médio e longo prazos e que, por isso, vale sim a pena realizar.

Acesse e leia também a nossa página “Agência de Intercâmbio”. Fique sabendo, dessa maneira, sobre os tipos de intercâmbio, os pacotes fornecidos pela MD4S e dicas para trazer o seu sonho para a realidade.

Intercambio na Alemanha

Mantenha-se informado sobre como estudar no exterior com a MD4S!
Política de privacidade

Visitas: 423

Eu gosto: +

Nao gosto: -0